Carta de esclarecimentos sobre as mudanças na Saúde de Curitiba

A Secretária municipal da Saúde de Curitiba divulgou uma carta de esclarecimentos sobre as mudanças na estratégia, Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e NASF.

Leia na integra a Carta de esclarecimentos divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

CARTA DE ESCLARECIMENTOS

Prezado(a) Servidor(a):

Estamos recebendo vários questionamentos a respeito de eventuais mudanças na Estratégia Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e NASF. com afirmações de que a partir do mês de outubro algumas Unidades Municipais de Saúde passam a não atuar mais na Estratégia Saúde da Família. Como é de conhecimento de todos, estamos fazendo estudos para o diagnóstico e possibilidades de aprimoramento e reformulação da Atenção Primária em Curitiba, que envolve visão de futuro, modelo de atenção, resolutividade, fornecimento de insumos e medicamentos, distribuição de equipes por Unidades Municipais de Saúde, sustentabilidade do sistema, entre outros. Um dos estudos já finalizado, discutido e aprovado no Conselho Municipal de Saúde foi o índice de Vulnerabilidade das Áreas de Abrangência das Unidades Municipais de Saúde – IVAB, que irá nortear as ações da Secretaria Municipal da Saúde, contribuindo para o enfrentamento das iniquidades no município.

Ressaltamos que não há ainda nenhuma definição a respeito de nova proposta para Estratégia Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e NASF. Observa-se, contudo, a necessidade de reformulação do modelo atual. A atenção primária de Curitiba é robusta, mas será necessário avançar no sentido de intervir de maneira mais efetiva sobre os determinantes sociais que têm grande influência nos indicadores de saúde.

Desta forma, concluído o estudo, a nova proposta será apresentada e discutida com as equipes. Pedimos a colaboração de todos neste momento.

Curitiba, 4 de setembro de 2017.

Rua Francisco Torres, 830 – 9o andar, esquina com Av. Sete de Setembro – Curitiba – PR – CEP 80.060-130

Fone: (41) 3350-9303 Fax: 3350-9458

 

Salientamos que a Asmec mesmo depois da carta de esclarecimentos está solicitando reunião com a Sra. Márcia Cecília Huçulak, Secretaria Municipal da Saúde para melhor esclarecer estas situações.

Caso prefira você pode baixar a Carta de esclarecimentos divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde em pdf no link abaixo.

Deixe uma resposta