Enfim SISMEC

Na última terça feita feira (03) reuniram em assembleia os colegas da enfermagem estatutários da PMC e decidiram por maioria dos presentes a favor da criação do SISMEC –  Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba, também foi aprovado o estatuto social da entidade, eleita a primeira diretoria e seu conselho fiscal.

Com chapa única, composta por diretores da ASMEC e outros profissionais a Presidente empossada do SISMEC, Raquel Silva Padilha reiterou o compromisso de continuar lutando pela categoria lembrando o quanto foi árduo a chegada a este momento e que este só foi possível pelo apoio integral de todos os diretores da ASMEC que dedicaram tempo e comprometimento sem nenhuma remuneração para isso e também das centenas de associados da ASMEC que direta ou indiretamente também merecem os parabéns por essa conquista.

Foram anos de luta, começamos em 2014 em uma modesta reunião em um centro comunitário no Sitio Cercado, comenta Marcos Elias vice-presidente da ASMEC, na época conseguimos lotar o centro comunitário com profissionais de enfermagem descontentes com a situação da categoria, lembra ainda que nessa reunião compareceram representantes do SISMUC e a partir dessa data formou-se comissões que acompanharam o sindicato em reuniões com a gestão Fruet. A atual diretoria da ASMEC, mesmo sem saber estava se formando nesse dia, conseguimos mobilizar o maior número de profissionais de enfermagem em um estado de greve, muita luta e pouco avanço.

Em 2015, já fora das comissões de negociação do SISMUC alguns profissionais de enfermagem resolveram que poderiam fazer mais e diferente pela categoria e fundaram a ASMEC, foi um passo muito difícil lembra Josimara Dias, tesoureira da ASMEC, andamos muito, não tínhamos dinheiro, fizemos rifas, colocamos dinheiro do bolso, teve gente que deu o próprio carro em garantia aos compromissos assumidos,  mas  todo esforço foi recompensado pois fomos amplamente aceitos e acolhidos por toda a categoria que ansiava por representatividade especifica.

Hoje damos um passo fundamental para melhorar as condições da enfermagem, desde melhoria no ambiente de trabalho, rendimento adequado ao serviço prestado, planos de carreira efetivos por mais que tentávamos nunca tivemos oportunidades reais de conversar com a gestão pois éramos associação apenas, comenta Patrícia secretaria da ASMEC.

Sabemos que temos muito que andar, que esse foi o segundo passo de muitos, que precisamos ter nossa carta sindical, mas com o apoio que recebemos de todos os colegas  chegaremos lá conclui a presidente do SISMEC.

SISMEC, um sindicato feito por enfermeiros técnicos e auxiliares de enfermagem, que sabem os reais anseios da categoria chegou para mudar de vez a cara da enfermagem na saúde publica de Curitiba.

Deixe uma resposta